Tomaz Morais pode ser um dos mais novos seleccionadores de rugby no panorama internacional mas foi o mentor de toda uma estrutura que se qualificou pela primeira vez na história portuguesa para uma fase final do Campeonato do Mundo! Com a única equipa amadora entre 24 países!
Como jogador fez parte da geração de ouro do Cascais, vencedora de seis Campeonatos Nacionais, três taças ibéricas e uma projecção internacional desde essa altura na variante de Sevens com excelentes resultados.
Na altura em que acumulava já 22 internacionalizações A, Tomaz Morais viu-se afastado da competição por lesão. Tendo que se adaptar a essa nova realidade, tratou de antecipar o seu projecto de treinador com os resultados de sucesso que hoje são conhecidos.
“Querer é poder! Crer é Vencer!” – estas palavras são o fio condutor da sua missão diária. O que o motiva mais são os seus jogadores, a paixão pelo rugby e o facto de se sentir privilegiado e abençoado por fazer parte de um grupo de pessoas que realmente fazem o que mais gostam!
Tomaz Morais é um positivista por natureza. Está aos comandos da Selecção Nacional desde 2001 e já surpreendeu o mundo inteiro com os resultados obtidos, sendo reconhecido o seu mérito com a nomeação para o Prémio de Treinador Internacional do Ano, em 2004, por parte da IRB.
Tomaz continua a leccionar numa universidade de Lisboa e é reconhecido pelo seu discurso emocionante e catalisador, focado em todo o detalhe para se atingir o sucesso. O poder das suas palavras é cativante desde o inicio até ao final – a sua equipa vai sentir que pode subir o Everest! |